sábado, 25 de abril de 2009

Era a Febre!

Anos 90... Uruguaiana no fim (ou no começo) do Brasil era bem mais distante do que parece hoje!

Época em que os vídeozinhos chegavam em VHS e a pirataria rolava solta até que se esgaçasse a fita...
Na antiga "loja do Mano", na época era atendida pelo Frosô e pelo Tio Bira, vez que outra aparecia um vídeo (coisa rara!). Rolou um Television, alguma coisa da Drop Dead e o marcante Febre da Roça, da Perfect Line!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Caramba? Seu Waguinho aka Wagner Profeta desenterrou o vídeo da Perfect Line. Onde estará o Ralf (diretor do vídeo) nesse momento? A velocidade de execução das manobras não me agrada, mas todo o movimento switch stance estava pegando força naquela época. Passávamos horas tentando uma única manobra na ZN, no Centro, na Prestige (Lapa), em Jundiaí, em Araraquara ou em Curitiba. A pista de São Caetano estava fechada... Se fosse hoje, os switch inward heelflips não saíriam. Eu já era fã de Hieroglyphics, e apareço com a Gabi, minha vira-lata, no começo... O 360 kickflip do spine pro chão foi filmado em poucas tentativas. Eu fazia cursinho em São Caetano, mas às terças cabulava aulas para andar (Desculpe Seu Toninho, mas entrei na faculdade de prima. Não fique bravo!) O Ricardo (Perfect Line) fechava a pista só para os Perfect Liners. Spoiled Kids.” - Fabio Luiz (ou o ParteUm, do Mizuri Sana)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Foi marcante tanto pelo material que a marca produzia quanto pelo envolvimento no conceito de equipe de skaters, andando na rua, filmando em vários picos, "a la Plan-B", guardadas as proporções...

As tábuas da Perfect Line eram muito boas... Aquela sem assinatura, só com o nome da marca eu tive umas duas, e dos models assinados andei com o do Tzil e do Zikk Zira, era tempo de Parcão e Zona Sul, skate na veia desde acordar até o fim da noite! Outros tempos...

Os primeiros flips, pressures e manobras de borda, ensaiando alguma coisa de switch...

A galera olhava o vídeo amontoado na frente da Tv de alguém e ia pra rua imaginar alguns picos.

As plataformas que aparecem, uma numa quitanda ou coisa do gênero, inspiravam as sessões na Caixa Federal... a sessão do Élcio nos corredores de uma escola nos fazia cobiçar os corredores e os banquinhos lá do Elisa Valls... aquele saguão iluminado com o solo lisinho a gente reproduzia quando invadia o Dom Hermeto, principlamente em dia de chuva pra ficar fazendo um solinho sossegado, abrigados no saguão do prédio do fundo daquela escola...

Bom, sempre fez falta a tal da pista, é verdade, mas muitos dos obstáculos de madeira que a gente fazia lá no Parcão sairam daquelas linhas em SBC e na ZN que aparecem no "Febre".

Com a tecnologia e o nível do skate de hoje parece estranho alguém achar graça naquela "fita" mas é que tá na essência e faz parte da História. Então, quero apresentar o trabalho do Wagner Profeta (naquela época era só "Waguinho... aquele que andava com o som do Dire Straits!"), que digitalizou e colocou no You tube todas as partes do vídeo e Sidnei Arakaki, que resgatou um pouco dessa história no seu blog.

Essa é pros "olds", mas penso que todo mundo vai curtir a energia do SKATE brasileiro ressurgindo em meados dos anos 90!


Por aqui vai curtindo a sessão do ParteUM, na época chamado apenas de FÁBIO LUIZ, hoje um músico conceituado entre o skate e mesmo além!






Veja tudo no SKATAHOLIC !

4 comentários:

Anônimo disse...

dá pra seguir no YouTube e ver todo o vídeo lá
HAHHAAHAHAH
que vídeo tosco
flips inseguros e umas voltas q parece slowmotion...

mas valeu a lembrança, alcir

fica na paz

FUTURITO disse...

E isso ae alcir da hora essa materia
desde mili anos aconteciam as pardas nas uruguaianas
agora sabado rolou uma nova treta entre policia e skatistas
mais de 15 skatistas reunidos nas frente da casa do igor para andar num caixote ate chegar os PM
e avacalhar geral com diresito a invasao de domicilio e ameças ao atleta se estivesse andando na rua
bem que a mae dele tentou parar os PMS que chegaram chegando
Mas mesmo asim desrespeitando a mae dele invadiram e ainda diseram uns desaforos para ela
alegando que ele so era assim pq naum tinha pai
Ao inves de irem de atras dos verdadeiro ladroes e chinelos
DA para ve que sao realmente uns legitimos FILHOS DA PUTA

Alcir Martins disse...

bah! essa é foda!

raça do caralho...

temos que reunir material pra falar disso...alguém filmou ou fotografou? pegaram algumas coisas com celular?
esses lances não podem ficar assim...

futurito disse...

piorrrrrrrrrrrrr
vou pesquizar isso
te mais