segunda-feira, 31 de maio de 2010

Skate mágico...ciência e arte

No canal de vídeos do MSN é possível encontrar vários programas do Discovery Channel com aquela supercâmera lenta.
Já há algum tempo, Greg Lutzka protagonizou um dos espisódios com a análise dos movimentos do skate registrados com a super cÂmera.
O resultado foi impressionante para quem assiste de longe o skateboard! E mesmo quem conhece e pratica poderá se impressionar com os detalhes escondidos num "simples" ollie air!

O programa todo tem quase meia-hora e reune outras experiências (cuspidoras de fogo, ricochetes com pedra na água...), mas consegui aqui apenas a parte do skate. Em espanhol, falando del campeón de skate calletero", dá pra entender tranquilo a linguagem universal do BOARD!

-E aqui do lado, o ipod do blog. Sempre teremos atualizações e mudanças por ali, por hj algumas partes do "Give me my money, Chico".

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Skatista de alma!

Skatista de alma foi um dos tags definidos pelo Klaus Bohms (ou BlausKhoms, no canal do You Tube) para definir o vídeo do "skatista João". João mora na rua, como tantas outra spessoas, João tem um passado e uma história, como tantos outros que vivem nas ruas. João teve um espaço de reencontro com seu passado, como poucos conseguem ter na vida!
E João, ao contrário do que pode parecer par maioria das pessoas que cruzam apressadas e até assutadas pelas ruas, não é um João qualquer! João foi - OU MELHOR: JOÃO É SKATISTA!

Veja as imagens que, com toda a sensibilidade do vídeo, podem nos ajudar a pensar em o que é o skate de verdade? O que é a sociedade de verdade?

O que q vc fez João?

Para fazer o devido registro: conheci o vídeo, ontem, na quinta-feira, através do CIDADESKATE.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mais um da fronteira...

Não conheço o moleque, mas como apareceu pra mim aqui ...e é de Uruguaiana, dando um rolêzinho na pista ... ... fica o registro para divulgar o Juan e também mais um pouco da noossa pista...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Give me my money!

Bom, se alguém quiser pode me pedir os dados bancários e mandar alguma grana mesmo...mas o lance é sobre o badalado vídeo da LRG, o "Give me my money, Chico!".

Conforme tem sido divulgado, é um vídeo para marcar época. Indicado com o melhor vídeo do ano, "Give me" tenta resgatar elementos do skate life como a sessão divertida, cheia de amizade e altas manobras. Com a presença de alguns brasileiros de peso como Rodrigo Tx e Adelmo Jr; o vídeo é alto nível do início ao fim. E por falar em início, confira a abertura e a primeria sessão, com Rodrigo Petersen (Gerdal).

O vídeo já está disponível para download na internet mas é bem pesado. Por sorte, algumas almas já disponilizaram a parada no You tube e podemos seguir as outras partes sem precisar baixar.

1000 cópias serão distribuídas nas skateshops pelo Brasil, quantidade  ínfima. E as premiéres, (se não em engano já teve em Sp, CWB e POA) tem sido só para convidados, então  o lance é acompanhar pela rede mesmo.

Ahh.. e tem o Anderson (Frosô) que conferiu lá em POA a premiére tb...pode ver no album dele no orkut!

sábado, 22 de maio de 2010

Hardcore sitting!

Já tinha visto alguma coisa há um bom tempo atrás; um bando de "doidos", cadeirantes, que improvisavam aquelas cadeiras do basquete de rodas  e rodavam pelas pistas de skate por aí. Nos EUA, de onde surgiu o esporte, já tinha um cara tirando backflip.
Agora a pouco passou na TV uma matéria sobre a cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo. Não vi direito em que canal era, mas vim pesquisar na internet e já pude ver algumas coisas bem interessantes.

Alguém pode até perguntar se esse esporte tem mais relação com a bike, o inline ou com o skate. Não sei. Talvez tenha um pouco de cada um. Mas como superação de preconceito e d elimites combian muito com o skate, acho que aí está a raíz de tudo!

Nas informações do vídeo acima há o seguinte texto, com a história do esporte:
Engana-se quem pensa que um cadeirante está fadado ao sedentarismo. Criado por Aaron Fotheringham, garoto de 17 anos nascido em Las Vegas, o "Hardcore Sitting" - um esporte pra lá de radical sobre cadeiras de rodas modificadas - começa a embalar não apenas na terra do Tio Sam, mas no Brasil também.

Tudo começou quando Aaron, aos 14 anos, começou a andar de maneira mais extravagante. Quase todos os dias o garoto seguia seu irmão para observar as manobras de BMX (bicicleta) na pista de skate do bairro. Um dia seu irmão perguntou-lhe se gostaria de dropar a rampa o que, à primeira vista, assustou o garoto. Mesmo com o frio na barriga, Aaron tentou e, como ele mesmo diz, se "viciou" na prática. Após 50 tentativas, ele conseguiu até executar um backflip - mortal para trás, com giro de 360 graus. Desde então, o esporte vem ganhando adeptos, que inventam manobras inspiradas em BMX, patins e skate.

A repercussão na mídia foi tanta que o esporte cruzou fronteiras e chegou a outros países, como aqui no Brasil. Hoje, o Hardcore Sitting concentra praticantes na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, aqui no Brasil o esporte ainda é praticado com cadeiras de basquete adaptadas. Mesmo assim, é um alento para os cadeirantes que precisam descarregar a adrenalina. Caso do jovem Aaron que vê na modalidade "uma forma divertida de viver a vida", segundo entrevista ao site New Disability. Com criatividade de quem encara rampas e corrimões, a palavra deficiência vai perdendo o sentido .


E acabei encontrando também a matéria com a turma da cidade Rio Claro, que acabou d ereprisar e eu pude assitir. Vale a pena divulgar este exemplo de superação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

DIRTY MONEY

A geração que transformou o skate no Brasil!

TRAILER

Estou baixando o vídeo...pelo visto vai se rnum formato incompatível para postar...depois confiro ...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Piracicaba!

Lá nos anos 90 era clássico ver aquelas sessões no miniramp de Piracicaba! Cheia de variações e rampas anexas, permitia possibilidades quase infinitas para os skatistas...
Certa vez rolou o PIRA PRO, evento que contou pro ranking brasileiro daquele ano - sei que está tudo impreciso; não lembro que ano foi; e me lembro de que se deram bem lá o Biano e o Tarobinha...mas não sei os resultados...daria pra pesquisar, mas agora nem é sobre isso que eu quero falar.

É que conheci - via twitter cheguei no Skate blog da ESPN - o site piracicabaapresenta.com.
Registro da cena da cidade que acabou de inaugurar mais uma bela pista de skate!

Todo o material do site é apresentado com muita qualidade. Sinal de seriedade e de competência da equipe.
Ainda vou voltar ao site para conhecer mais; antes disso vou deixar aqui um vídeo de uma sessão bastante criativa, feita com participação dos "leitores" e/ou "seguidores" da página. É o "COMO FAZ?".
Saca só...

e a pista??
Confiram aqui:


Baita área! Bom nível...
e fazia tempo que eu não via um benihana!!!!

sábado, 15 de maio de 2010

Onde anda?

O Formiga, skatista lá da Zona Sul, tá sumido faz um tempão... Ninguém sabe onde anda a figura! Se alguém tiver notícias, manda dizer aí... tenho q pegar uns vídeos de skate d e volta com ele... rsrsrsrsrsr
Diz a lenda que ele apareceu alguns dias na pista, mas assim, meio de repente já se sumia de novo...

Na lembrança fica um registro lá de 1999, 2000; quando a gente se infurnava na casa do André pra andar nos caninhos e nos caixotes que a gente mesmo inventava.

Old friend!!!!!!
P.S.: falando em sumiço, tb vou sumir uns dias da rede. Estou estudando outras paradas e tal e, na volta quero colocar em prática algumas novidades aqui. Estou fazendo alguns contatos já...lá pelo final do mês estaremos de volta!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Esse é o nosso passo para o futuro!"

Pra falar dos anos 90, o documentário "Dirty Money" resgata o vídeo produzido (mal produzido para os padrões de hj!) lá por 1993 ou 94. Lembro que cheguei a assistir uma cópia da cópia da cópia....vixi...VHS lascado; qualidade lá embaixo, mas o que importava era ver os caras que faziam (e ainda fazem) o skate acontecer em suas vidas e no Brasil todo. Figuras lendárias do skate e, em especial um cara que se tornou referência grande para mim que é o Alê Vianna. Envolvimento total com o skate; streteiro, mídia, divulgador e organizador de muita coisa que forteleceu o skate. Por todo esse envolviemnto saiu um pouco do lado da frente das lentes das câmeras, mas sempre contribuiu muito com o nosso amado "board".

E agora os caras foram ainda mais longe! A frase que dá título a essa postagem é do Fábio Cristiano - na época do "dirty", chamado de Chupeta, apelido que ele sempre reclamava - e ela foi dita na premiére do documentário lançado em Los Angeles. E Fábio disse ainda mais
"Esse é o nosso passo para o futuro! E é a prova de que a tudo o que a gente quiser, pode acontecer!"
 E muito mais foi dito e mostrado.  Mais informações no blog em q eu fiquei sabendo do lançamento tb CLICA AQUI e confere um pouco da premiére novídeo abaixo e:


"A gente andava com o coração" - Nilton Urina
"Uma história de superação, que conta muita coisa sobre o que é ser skatista e lutar pelo que vocÊ acredita" -Ricardo Koraicho
"É um documentário importante do começo da década de 90 que conta a
história do governo, do Brasil; o que aconteceu com a economia brasileira
na década de 90 e o reflexo disso no skate." Fábio Cristiano

Conheça também a linha de produtos Nike SB inspirada em "Dirty Money"

domingo, 9 de maio de 2010

Charles Darwin ficaria orgulhoso...

... com os skatistas!
Afinal, segundo a "Evolução das Espécies", apenas aqueles indíviduos mais fortes ou com maior capacidade de adaptação conseguem sobreviver...em outras palavras: tem que ter a manha!
E manha e malandragem, cá prá nós, é coisa de skatista mesmo...

Mas o surto de evolucionismo aí é por causa disto...olha só...


É só o promo...imagina o conteúdo final! Alto nível!
Confira mais no blog SELEÇÃO NATURAL". Tá aí do lado, no "Go 4 it".

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tony Alva!

Numa dessas estranhas coincidências; depois de alguns dias, estava eu (quinta á noite) vasculhando a rede mundial e o Orkut. Pois bem; meio sem querer, passei pela comunidade "Lordz of Dogtown", que se movimenta muito pouco e, achei, meio perdido, sem resposta nenhuma,  um tópico avisando : "Entrevista com Tony Alva, na MTV, as 00:15".

Sabem o que eu fiz?? Olhei pro relógio e era 00:14! Liguei a TV correndo e zap! direto no 24 da MTV! Bem na hora tava dando a vinheta de abertura do programa "Sport".
Logo começava a entrevista com "O" cara! Nossa ... energia pura do skate...foram poucos minutos, - cerca de uns 15 minutos apenas - mas de uma intensidade absurda, que só um cara que vive e revoluciona o SKATE há 40 anos pode ter!
Espero em breve poder postar aqui o vídeo da entrevista com as legendas - ainda vou tentar ver no site da MTV qdo teremos reprises!

Aqui deixo algumas imagens postadas pelo Zodi no seu canal do vimeo. A sessão é na rampa do "old" Mauro Mureta - mesmo lugar onde foi gravada a entrevista pra MTv; e a julgar pelas "pilchas", foi tudo no mesmo.
Tony Alva no Brasil from Carlinhos Zodi on Vimeo.

Não há muitas palavras! É uma daquelas entrevistas que todo mundo precisa ver! Do alto dos seus 53 anos, T.A. fala sobre os Z-boys e toda a cena do skate nos anos 60 e 70!