sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Registros da ASU

Na estrada e sem internet a maior parte do tempo, acabei por aproveitar e fazer uma arqueologia naquela velha pasta de arquivos que me acompanha de um computador a outro para "selecionar e classificar depois". O nome com tanta indeterminação no prazo não poderia ser mais adequado.

Para alguns arquivos o "depois" chegou. Revisitei e revirei a pasta com material da ASU (Associação de SKATE de Uruguaiana) .

Abaixo, trechos de uma entrevista que dei para um trabalho do curso de Fisioterapia da UNIPAMPA - campus de URUGUAIANA e uma montagem que celebrava o tão esperado projeto da skatepark municipal.

Parte 03/06
O trabalho organizado pelo Maurício Dalcin e mais 4 acadêmicas, colegas dele no curso de Fisioterapia, foi direcionado a um seminário da UNIPAMPA que abordava as questões do esporte num contexto local  a partir de uma perspectiva da promoção da saúde, do lazer e pelo viés das políticas públicas.

A conversa foi marcada para a minha casa e o papo rolou sobre a história do skate e a situação da ASU.
Por aqueles dias, estávamos fazendo a intervenção direta com os poderes Legislativo e Executivo municipais para a inclusão de recursos para o skate na LDO de Uruguaiana. Conquista inédita até então: um texto legal, aprovado e literalmente indicando  a destinação para a construção de uma skatepark. Além disso, uma emenda parlamentar direcionava R$ 100mil, direto do OGU, para investimentos em esporte e lazer na cidade. Por intermédio da ASU e do gabinete do Dep. Henrique Fontana.

ASU 3 anos

Essa montagem foi produzida para comemorar a oficialização das obras da pista, com abertura da licitação e aprovação do projeto realizado pelo arquiteto da FGSKT, Frederico Cheuiche.

Nesta época, meados de 2009 eu já estava me afastando (afastado?) da ASU. Além de questões pessoais e profissionais, ocorreu que o Sr. Prefeito "sugeriu" que eu seria persona non grata para conduzir os encaminhamentos finais publicamente e esta ideia contou com a constrangedora concordância de boa parte dos meus camaradas na época. Fazer o quê? Com a certeza de que a ASU e nossos objetivos eram maiores que eu ou que qualquer coisa que eu já tinha feito até então, saí de cena.

A pista foi inaugurada em 22 de dezembro de 2009 _ não lembro onde, mas eu (in)felizmente estava viajando e não pude comparecer na cerimônia. Ao longo do ano de 2010, antes de vir embora para Santa Maria em novembro, frequentei a pista por duas ou três manhã por semana. Apesar das críticas ao acabamento e algins detalhes, valeu a pena o esforço e o movimento todo!

SKT SEMPRE !

Nenhum comentário: