O Ordie tá organizando um acervo histórico com revistas, zines e materiais de SKATE de várias épocas. A idéia é fazer exposições pra galera recuperar ou conhecer a História do board.
Quem sabe na inauguração da pista ou em outros eventos. Mas enfim...
A ideia não é original, no blog SKATE é Cultura tem um acervo imenso digitalizado com material de várias décadas atrás.
Fui “cavocar” em casa alguma coisa pra contribuir com a Mostra. Já tinha deixado por lá uma SKT que falava sobre os “velhinhos”, Skate depois dos 30 era o título, não é revista antiga; é de 2008; mas já tá no arquivo.
Em casa já não tenho quase nada de revistas. Das muitas que tive fiz circular quase todas como forma de divulgar o skate e dar uma “pilha” em algum piá que estivesse se interessando ou começando a andar.
Muitos alunos já ganharam revistas minhas. Alguns aproveitaram bem a informação e a essência da revista. Outros forraram paredes, guarda-roupas e cadernos com as imagens “radicais” e coloridas. Tudo bem, afinal, quem nunca fez isso???...(heheheeh)
Nessa nova pesquisa separei cinco revistas para levar pro acervo. E descobri como é legal percorrer as revistas antigas. Ver a evolução dos atletas, manobras, mercado, fotografia, picos... Como as coisas mudaram de uns anos pra cá, nomes que se consolidaram, marcas que sumiram...
Dá uma olhada nas edições especiais que separei:100% skatemag Nº 15, de dezembro/97 e janeiro/98
Era especial por ser final de ano e pela expectativa com que 1998 abria para o skate brasileiro (Mundial no Brasil!).
Fui destacar algumas imagens aleatoriamente e no fim me dei conta que todas eram no RS! Marca do "Boom" do skate gaúcho nos anos 90, revelando vários nomes e marcas que fizeram uma cena firme e permanente!
Aqui rolou a 5ª etapa do circuito brasileiro profissional de 1997,
Eu estive lá duas vezes em campeonatos, nunca andei ali. Só espectador...
O cara não é o Oscar Schimit. É o Alexandre Ribeiro , mandando um bs flip 180 (clica pra ver)
Aqui, na seção FRAME rolou uma imagem em um cartão postal de POA: Ipanema !A moldura ficou perfeita para a foto. Não acham? A foto é do Pexão Tuna Head (cara que fazia um zine massa lá pelos 90)e hoje faz a Vista). Clica na foto para ver melhor ...
E esta esquina aí?? Fica pouco mais de meia quadra da Praça da Matriz.
Nessa eu cheguei a andar. Até dava pra tirar uns 50-50 pelo meio do cano; ou uns lipslides nas saídas... Essa curva aí era casca mesmo. Não apenas pela curva, mas também pelo gás que o fifty pegava,já que a esquina era n
a baixada. Ao vivo, quem eu vi tentando, passava reto pela curva e se perdia skate esquina abaixo, em direção à Corag. Vi essa completa só no MATRIZ 1, filmada talvez pelo Urina que aprece aí com a câmera.
Alguns anos depois, o cano ganhou algumas plaquinhas de metal estrategicamentecolocadas para impedir o skate de deslizar com qualquer parte que seja! Hoje em dia, além dasplaquinhas, a esquina tá cheia de arbustos ao longo de todo o caninho, fazendo uma cerca viva.
Essa edição trazia ainda:
- Depto Seqüencial: fakie nose grind por Sérgio Garb
- Entrevista: Fabio Cristiano
- Campeonatos: 1º Rally Tracker (downhill pro)
5º etapa Cicuito Brasileiro (era UBS ainda na época?)
- FRAME: com mais de trinta manobras entre páginas duplas, seqüências, meia-página, página inteira.
- ESPAÇO AMADOR: Renato Monteiro, Marcus Cida(que já tava na capa) , Jorge Simas e Rafael Dias (RS)
- AMPLITUDE AUDITIVA – Small Talk e Tommy Guerrero
- FIKSPERTO trazia alguns conselhos para comabter a “chupação” das marcas e a pirataria e também anunciava o lançamento do Silly Society 12
E MUITA propaganda. Afinal a propaganda é a alma do negócio... nelas dá pra ver quem seguiu forte no mercado, que sumiu, quem mudou de perfil...
A outra 100% que separei saiu exatamente um ano depois dessa. A número 21 (lembre-se: a revista era bimestral!) referente aos meses dedezembro/98 e janeiro/99, trazia já na capa a polêmica sobre “O que é um campeonato mundial?”
Na capa: George Simas, flip blind side to fakie passando de uma rampa para outra
Naquele ano o Brasil foi sede de um campeonato organizado pela World Cup, empresa organizadora de eventos que realiza o Circuito Mundial de Skate. Correu o boato de que seria “O” mundial no Brasil; a última etapa do ano, supostamentedefinindo os campeões de 98 e toda pompa esperada.
Na vida real não foi nada disso. Podia correr todo mundo que tivesse 100U$ para inscrição; os “top” não baixaram aqui no Brasa; e apenas uma dúzia decompetidores internacionais veio à convite, com tudo pago para competir.
Problemas na organização e na estrutura também marcaram a data, com cancelamento de shows e atraso no “apronto” da área de competições.
Tempos difíceis e superados...
Pra encerrar deixo aqui duas fotos que estão na matéria sobre o campeonato. São dois finados e saudosos skaters. O gringo Tim Brauch, traído pelo próprio coração e o gaúcho Alexandre Ribeiro, assassinado a tiros. REST IN PEACE!
Mas e então... Tire as traças do baú! Faça isso também! Busque as velharias que tiver e reveja a história do skate. Certamente também virão lembranças das sessões da época e sempre “vale a pena ‘verde’ novo”...ooopsssssss....
P.S.: quem quiser doar alguma coisa pra esse acervo pode deixar lá na Atitude. O cara tá a fim até de comprar algumas revistas, quem sabe já sai um rolo aí e tu tira uns cobres lá do Gordie!? O Baby diz que vai vender a coleção de Yeah! dele por uma grana alta!!!!
EM BREVE! Alguma coisa sobre as “TRIBO” especiais que vão para o acervo e fotos das obras....AGUARDEM!
5 comentários:
BOM TUDO BLZ
MAS ACHO QUE TEMOS QUE POSTAR NO BLOG O PRESENTE
A PISTA ESTA SENDO DESENVOLVIDA UM SONHO DE TODOS
MAS ESTE SONHO ESTA PASSANDO ABATIDO
NINQUEM COLOCOU AS FOTOS DA PISTA PASSO A PASSO
ISSO É A HISTORIO DO SKATE PRESENTE
PARA MOSTRARMOS PARA OS NOSSOS MULEQUES NO FUTURO
ALÉ DISSO TEMOS QUE POSTAR AS FOTOS PARA O ARQUITETO IR ACONPANHADO O DESENROLAR DAS CONSTRUÇÕES E SE TIVER ALGO ERRADO DAR UM TOQUE PRA EMPRESSA QUE ESTÁ CONSTRUINDO
EU TENHO AS FOTOS AQUI MAS COMO DISSE E REPITO JA DEICHEI NO POST PASSADO MAS ATE AGORA ESTOU ESPERANDO RESPOSTA!!!!!
cara!
pra quem não me acha om line, e tem material pra postar, vou deixar meu e-mail (q todo mundo já sabe)
--> é alcirmartins@hotmail.com
pegou as imagens? acompanhou uma sessão? registrou algo da construção pista? acompanhou alguma demo ou champ pela região?
É só enviar...
mais cedo ou mais tarde tá no ar...
bah, cara eu não tenho nada de antigo, (fora o corpinho, hehe)mas sempre rolava umas "Vital Skate" la pelo Koreano, não sei se ele ainda terá em função da mudança e coisa e tal, e se o feto ainda tiver algumas das Argentinas que ele trazia pra nós, tmbm não custa tentar com as irmãs ou mãe do chico dedeco algumas Trashers do tempo da triatlow.o zago e ou bolha devem ter alguma coisa tmbm.
gente tô juntando esse acervo porque eu revirei umas coisas minhas e acabei achando um caderno onde tenho fotos e matérias de skate de 1989 a 1995, tudo da época de ouro do skate old school, zago, bolha, negão paulista, o pessoal de são leó buleó,fifo, bikuira o pessoal de POA onairo, trabalho que hoje é conhecido como trampo(graffite)e o pessoal de D.pedrito, tem até um campeonato de dom pedrito, santiago tem um champ de dompa que o paulinho de bagé ganhou no iniciante em 1990.
na verdade vou abrir uma casa de cultura em agosto, e pra variar lá vai ter um pouco de quem fez a história do skate nas décadas de 80/90 aqui na cidade e no interior.
tô comprando tudo, skate tubarão, revistas tudo que mantenha a identidade do carrinho.
abraço.
também é uma forma de conhecer um pouco a nossa história, afinal de contas, dos véinhos que andam de skate desde 1985 só restou: ordie e o Piçinha. o rudi gulit mora em brasilia é assessor do tarso, o zé mauro é músico e mora em POA. o Paulo tattoo nem mora mais aqui na cidade e o nicola já faleceu.
é uma forma de mostrar pra galera que tá começando a andar que o skate que existe hoje foi trazido por alguém, alguém manteve a chama do skate atitude acessa.
abraço até mais.
a principio tô achando que a pista de skate vai ficar meio apertada(é uma critica construtiva)tipo me lembrou aquelas pistas de competição uma rampa atrás da outra, tem que dropar com os pés prontos, não sobra espaço para embalar e arrumar os pés.
como é que fica os iniciantes que mal sabem embalar.
lembrem não quero polemizar, só estou falando porque depois não adianta chorar.
outra coisa proponho que a ASU faça um blog ou um site.
porque esse que tá aí é do Alcir, não tem nada a ver com a ASU.
assim tudo que for referente a ssunto de skate da ASU ficaria com um canal de referência e o alcir segueria contribuindo com o seu skate histórico e filosófico.
Postar um comentário